sexta-feira, 10 de abril de 2020

Estrada de Benfica, sexta feira, dia 10 de Abril, deste Santo Ano da Quarentena!

Não costumo ser cusco, ouvir as conversas dos outros, muito menos, se acontece porque teve que ser, colocá-las na praça publica.
Há sempre uma excepção que acaba por confirmar a regra.

Caminhava até ao Jardim Zoológico agora num lado da via, num passeio, ora noutro, conforme o fluxo de pessoas. Ia tranquilo à frente de um cidadão que desconheço, ou melhor, já o tenho por aí encontrado.
Ele contava à esposa, presumo, pelo telefone, o que sucedera há pouco.

Atrás dele, vinham duas cidadãs, família ou vizinhas, por certo. E não pode deixar também de ouvir o desabafo de uma para a outra: "mas eu já não tenho um euro na conta, tenho aqui dois euros na carteira e vou comprar pão para ver se com ele vão calando a barriga. Fui ao Banco mas já lá não tinha nada. vinha ali ao Talho do Carlos ver se comprava uns corintos ou alguma carne picada para dar para amanhã e domingo. Olha, vou pelo mesmo caminho e não sei como vai ser !".
O homem de quem eu ia à frente confirmava à mulher que a história era mesmo verdade pois ele tinha ido levantar dinheiro ao Montepio ali ao lado e recolheu o talão da cliente anterior, que era essa cidadã de quem tenho estado a falar e o saldo disponível era de 1,80 euros.
Não levantou, claro. O multibanco não dá moedas!

O cidadão que eu não conheço e ouviu toda a conversa, deixou-se ficar para trás e ultrapassar pelas senhoras, para ver o andar da carruagem. Sim, porque pelo andar, muito se pode ver da qualidade do que lá vai dentro.

E foi então que teve, repentinamente, uma ideia tão exemplar que me levou a fazer de cusco e aqui reproduzir tudo isto.

Disse ás senhoras que,, queria ir ao talho mas tinha muito receio, pela idade e por deficiências de saude com que se confrontava, de se colocar na pequena fila e ir lá dentro. Que lhes propunha se o poderiam fazer por ele e as gratificaria mesmo com 5 euros. Só queria meia dúzia de bifes e 300 gramas de carne picada. E o negocio ficou feito dispondo-se as senhoras a fazê-lo sem qualquer recompensa. Assim foi e a outra ficou próximo dele, cá fora, à espera. Mas bifes, de quais? O que quer?
Que nada, que comprasse como se fosse mesmo para ela, não sabia escolher bem, sequer.

Voltou a senhora com os bifes e a carne. Pagou-lhe e nem lhe falou da gratificação dos 5 euros que lhe prometera.
E, quando ela se preparava para lhe dar o saco do talho com as carnes, o cidadão disse-lhes bom dia, desejou-lhes boa páscoa e saiu disparado Estrada de Benfica fora na direcção do Califa, sem mais voltar a cabeça para trás. Mas ainda lhes disse que tinha, por acaso, ouvido a conversa e o desespero dela.

Momentos bonitos destes dias de confinamento. Seria tão bom que se replicassem por muito mais sítios !
Ou, como diz o meu querido Tio Silvério, da Aguieira, em Viseu, ... lindo, lindo, lindo !!!!!

Abraços. Saúde.
Carlos Pereira Martins


Sem comentários:

Enviar um comentário