quinta-feira, 7 de maio de 2020


Em 2008, o Conselho Economico e Social Europeu convidou-me para visitar oficialmente uma escola em Portugal, no meu país, falar aos alunos sobre a Europa e as Instituições europeias, na qualidade de Membro daquela Instituição europeia, representante que era  da Sociedade Civil e não com vinculo partidário.

Escolhi logo a minha Escola em Viseu. A Escola da Avenida.
Dirigia o Agrupamento Escolar a Dra. Lena Neves que foi de grande excelência na organização, empenho e disponibilidade que deu ao projecto.
Fiquei muito comovido quando, logo no inicio, reencontrei condiscípulos que tivera naquela escola, entre a primeira e a quarta classe e que, por força da vida de cada um, há muitos anos que não via  a maior parte deles.
Estiveram entidades oficiais de Viseu que fizeram o favor de me acolher e acompanhar.
A Escola estava muito bonita, aquele recreio onde tanto brinquei e joguei à bola. Só lá faltava a D. Julia, a minha Professora, a D. Emilia, encarregada e auxiliar em tudo o resto e o Professor Aires  que vim a reencontrar nos últimos anos na Residencia Rainha Dona Leonor, com o meu pai, os dois como utentes.

Pena foi que nesse ano ficamos pela visita, era a regra. Em anos seguintes as regras mudaram, visitei Braga-Maximinos, Mafra, Santarém, duas  vezes Lisboa, Loulé, Montemor-o-Novo  e Odmira e de cada vez foi possível levar três alunos e um professor a Bruxelas três dias a simularem a elaboração de um  Parecer sobre um tema da juventude, em conjunto com tantos outros dos 28 Estados Membros Europeus.

Ficam algumas imagens desse já longínquo mas muito saudoso dia.









 O quadro de ardósia onde tantas vezes a D. Julia me chamou !



 E no meio, vejo a Mãe do meu muito querido colega e Amigo Carlos Jorge da Costa Henriques, que me convenceu a ir jogar dois anos nos juniores do Academico. 
 O Paulo Galveias, para mim, ainda hoje é o Paulito, um dos mais próximos de mim durante toda a vida de Viseu. Também da Aguieira.









1 comentário:

  1. Foi também a minha escola primária, mas a encarregada e auxiliar não era a D.ª Emília, mas a D.ª Hermínia. De professores recordo a D,ª Ana, o Professor Cássio e o Professor Polónio.

    ResponderEliminar