sábado, 5 de março de 2022

O PCP e o Bloco e a ajuda à Ucrânia

 


O PCP e o Bloco e a ajuda à Ucrânia

Não tencionava falar neste assunto mas todos os meus conhecidos politicamente independentes e, sobretudo, os com posições políticas de direita, falam-me frequentemente nisto e com um ar desafiador, se é em conversa, ou com um estilo, se é por escrito, que é como uma acusação para mim, sabendo eles que tenho posições de esquerda, é o meu lado na História, desde sempre.
Estás a ver?!
Ou enviam-me bonecos com a figura destas pessoas que a seguir direi quem, com bigodinhos à Hitler ou camuflados nazis.
As pessoas, quem me conhece, sabem sem dúvidas que não sou comunista nem nada tenho a ver com o PCP ou com o Bloco nem, tão pouco, deveria aqui estar como que a fazer de seu defensor. Nada disso, nem faço fretes a ninguém.
Mas, confesso que na primeira reacção, eu próprio, fiquei a pensar no que teria acontecido a esta gente para votarem contra ou se absterem na votação no Parlamento Europeu sobre a ajuda à Ucrania.
Foto montagens com dirigentes do PCP e com Marisa Matias naqueles preparos, causam-me náuseas pois por muito que votem a favor ou contra seja o que seja, incusivé Orçamentos de Estado que eu queria ver aprovados, nunca me levarão a considerar estas pessoas seja de direita seja, muito menos, fascistas! Era só o que faltava.
Talvez eu politicamente seja muito fraco, não seja politizado, nada entenda disso. Talvez.
Mas, não tenho qualquer dúvida que ao PCP todos os democratas e amigos da Liberdade em Portugal devem décadas de luta por esses Valores, ideais e situações objectivas.
Repito, nada tenho a ver com o PCP e não sou mesmo comunista. Poderia ser, claro que não é crime... talvez, ainda, para alguns !
Magoa-me receber montagens com os meus amigos Antonio Filipe, João Ferreira, Jerónimo de Sousa e outros naqueles preparos. Em política, dizem muitas vezes que vale tudo. Para mim, não vale. Isso é um reles chavão.
E, depois de mais umas achas para esta fogueira em debates na televisão com Antonio Filipe e Nuno Melo a ofender e provocar Marisa Matias, confesso que fui estudar um pouco mais sobre este tema.
Nuno Melo desceu muito baixo nos ataques a Marisa Matias, tivesse ou não razão. E, com debates daqueles, ninguém fica mais elucidado quando acabam, bem mais pelo contrário.
Marisa Matias ou o Bloco com quem igualmente nada tenho a ver, e cabe aqui dizer que eu não minto, digo-o just in case, penso que foram ingénuos. Não têm, claramente, a experiência, o traquejo dos comunistas, do PCP.

A abstenção dos bloquistas, disse-o ela e entende-se, deve-se ao facto de quererem a ajuda mas sem as condições posteriores de austeridade tal como os portugueses tiveram com o Programa da Troika. E em nada prejudicou, a abstenção, a aprovação da ajuda.
Creio que terá sido mesmo ingenuidade e não terem medido os efeitos posteriores e os aproveitamentos politicos das outras forças e da imprensa que gosta de tudo o que seja escandalo.
Visto mais a fundo , é evidente que o apoio à Ucrania, nesta altura, é um dever dos Estados e cidadãos europeus, ocidentais e de todo o Mundo e estou com o povo ucraniano e aquele país onde estive muitas vezes e talvez mais recentemente do que possa ser sabido. Em apoio efectivo à Ucânia.
Ainda esta noite, por volta das 23 horas, estive ao telefone com uma boa pessoa em Kiev, admirado por me atender o telemóvel mas não podendo eu dizer com mais pormenores onde e quem.
Com a experiência e traquejo político que tem, entendo agora, depois de ler bem o texto do meu amigo Carlos Matos Gomes, que me levou a outras leituras, que o PCP, não pela próximidade que sempre teve ao Kremlin mas neste caso pela análise da evolução histórica na Ucrânia, não poderia tomas outra posição. Este governo ucraniano, cujo Presidente se revelou agora um enorme lider, mobilizador das forças patrióticas contra um invasor que ofendeu e pisou o direito internacional e os Direitos Humanos, tomou o poder na sequência dos acontecimentos de 2014, aquando eu estive em missão da Sociedade Civil da UE na então Praça Maidan, agora Praça da Liberdade, em eleições sim, mas acolhendo logo todos os grupos fascistas e neo nazis da europa e de todo o mundo. Só agora, com este comportamento decididamente louvável e agregador dos apoios de todos os países, poderemos dizer que practicamente de todo o Mundo, o Presidente ganhou a confiança e apoio unânime do seu povo.
Antes, digamos que no entretanto, o poder ucraniano portou-se realmente mal.
Eu teria apoiado e passado por cima desse passado recente, é verdade. Mas eu não tenho a experiência politica nem o traquejo do s dirigentes do PCP.
Temos um caso difícil pela frente perante o qual nos sentimos impotentes para o resolver. Mas poderemos ser ratinhos que virão a morrer estornicados se a "coisa" se complicar.
Haja tento, haja calma, haja PAZ pois foi para isso que criamos a UE.
Os crentes, dirão Haja Deus !
Carlos Pereira Martins .
(Cidadão pela PAZ )




Sem comentários:

Enviar um comentário