segunda-feira, 5 de abril de 2021

É o Povão que temos !

 

Primeiro dia das ligeiríssimas alterações ao que vínhamos fazendo por respeito a nós mesmos e aos outros.

Mas, logo de manhã, era ouvir os locutores dos programas de animação das rádios, Antena 3, TSF e na prática todas elas, a contarem as reservas para esplanadas até ao fim de semana que muitas pessoas estão a fazer. Por si só, não tem impacto, nem positivo nem negativo, será permitido, será legal, é natural. De tão falado na rádio e nas TVs, torna-se um exagero, uma moda para todos os ouvintes ! Pensarão, se eles estão a reservar...vamos a isto...!
Os jornalistas das televisões, nos noticiários das 13 horas, fazem entrevistas nas esplanadas da Rua de Sta Catarina no Porto, nas Docas em Lisboa e em vários restaurantes.

E aqui convém dizer, as perguntas foram ESTÚPIDAS!
Perguntar a alguém que está à mesa com uma amiga ou com a família se ali ao sol tão bom que hoje faz, se está bem...é pergunta de quem não sabe fazer mais alguma. Perguntar se já andava desejoso/a de vir para uma esplanada com os amigos, é igualmente estupido por se saber a resposta obvia de antemão.

E tem o perigo de "fazer escola", ou seja, quem ouve e vê , automaticamente interioriza que AGORA JÁ PODE SER, vamos a isto, até as televisões passaram...toda a gente está já no passear e no desconfinar!
É completamente irresponsável, mesmo sendo legal, é falho de sentimento, de respeito e solidariedade pelos outros! É, é !

Depois, como me dizia um agente da PSP durante os minutos que com ele mantive conversa na Av da Liberdade à porta da loja que eu aguardava que tivesse um empregado a partir das 10 horas para lhe deixar um artigo em revisão periódica, esteve a noite passada de serviço na zona ribeirinha, Cais e Docas e aquilo era um alvoroço. Ninguém respeitava ninguém e eles, policias, eram os maus!

Toca a abusar parece ser o objectivo de uma grande maioria dos nossos comparsas falhos de miolagem. Depois, voltam as coisas a piorar e as pessoas a terem que ficar isoladas, outras a sofrer e a morrer, e a culpa é do Costa, é da Ministra, é do Governo, sei lá quem mais!

Ouvia ontem duas amigas falarem no Centro Comercial Colombo que o restaurante por baixo da casa de uma delas está fechado mas que terão por lá uma cave e estão a servir comida e bebida até às tantas...pior e mais juntos, todos, do que se fosse até no espaço normal do restaurante! Atenção que isto não quer dizer, não se pode daqui saltar para um "então abram os restaurantes todos" ! Não, as medidas estão certas, entendo os lamentos e ânsias dos empresários ao dizerem que querem tudo aberto e JÁ! ou que não há razão para tanto...!
É como sentem, é o interesse de gerir e ganhar as suas vidas, dar emprego e manter clientes. Entendo-os bem mas não pode ser como desejam porque poria tudo ainda mais em risco.

As pessoas são como são e realmente eu não gostaria de ser como estas maiorias irresponsáveis.

E os jornalistas são gente que tem a formação e os sentimentos que podem ter, pela educação e conhecimentos que lhes passaram. Uns, reconheçamos, são muito bons, outros mesmo excepcionais, outros menos bons, muitos outros, uns pobres de espírito, maus profissionais e irresponsáveis. Mas é esta a amalgama da fauna humana que povoa o mundo e os espaços por onde cada dia temos que passar.

Sejamos nós conscientes. E já não será nada mau!
Saúde!
C Pereira Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário