terça-feira, 6 de abril de 2021

Da série "Este texto destina-se a Maiores e Vacinados com pelo menos duas doses já tomadas ! "

 Deixei-me levar pelo palato  e entrei em amenas conversas sobre comidas, sabores e afins.

Alguém me dizia que de Odemira para baixo estão os melhores sabores da cozinha portuguesa. Falava-me em caldos de cação, coentros, bolos de alfarroba, porco preto  ou pelo menos  com um bronze de fazer inveja pelos bons banhos de sol que vai apanhando, enfim, de tudo o que são coisas boas no Alentejo, deixando por vezes escorregar o chinelo até ao Algarve.

Maior e vacinado sou eu e não vou nessas  generalizações tão simplistas. Então e os sabores do norte, das Beiras, do Minho, de Trás-os- Montes e Beira Alta? E os da micro região da Serra da Estrela? E os do Mondego desde Porto da Raiva até à Foz?


Sorte, sorte, temos nós com tanta diversidade e coisas boas num palmito de terra que acaba por ser o nosso país!

Até aqui, tudo bem. O texto poderia nem sequer entrar na série para Maiores e Vacinados Com a Segunda Dose já Tomada !  

Apareceu-me na conversa um compadre que já não vejo há muito nem tão pouco lhe falava ou escrevia.

Claro que era um Compadre Alentejano, dos de boas memórias !

Concentrou-se de tal maneira  nos sabores de Odemira para baixo que quase se me varreram da memória os de Lisboa para cima, até ao Minho. Que poder de argumentação e sedução...! Ganda magano!

Diz ele que o país  se pode dividir em dois, gastronómicamente. No Alentejo e Algarve, digamos que de Lisboa para sul, apreciam-se mais e sobretudo os coentros, não podem faltar.
        De Lisboa para cima, sobretudo no Centro e norte,            
        nada se faz sem grelos. Os grelos estão sempre 
        presentes e sem eles a coisa fica defeituosa. Para sul    
         mandam os COENTROS, para norte mandam os GRELOS !  
         Será verdade?

Então, levou-me o pensamento para o que ele diz serem os verdadeiros aromas, sabores e paladares do sul, do Alentejo. E, na minha condição de Beirão curioso sobre o "então como é que se faz isso, e aquilo ?"  prontificou-se a dar-me receitas suas  e diz que nunca antes partilhadas ou desvendadas.


Diz-me então, para quem aprecie a boa comida do sul, em especial do Alentejo.

Sempre que lhe vem à memória algum sabor dos da sua infância alentejana, faz desta forma: teve a sorte ou a desdita, parece que elas são fogo, quase como se diz das castanhas ao sair do assador no Outono, ..., pois ! Mas a primeira coisa para preparar um bom prato de comida alentejana, diz ele, é pedir á esposa, à patroa, diz ele, que vá tomar um bom banho de imersão  juntando à água  um razoável molho de coentros. Muitos. Para ficar ela com o cheiro e espalhar aqueles bons aromas da erva maravilhosa pela casa toda e pela comida que há-de vir.

Depois, continua ele, quando ela acaba o banho, mete-lhe logo os tomates. Também é ele quem o diz.

Deixa aquecer aquele caldo, bem quentinho, esmera-se, quase a escaldar-lhe os dedos e todas as pontas que pode ir usando e, zás, já com os tomates lá dentro  junta-lhe o pão alentejano, mesmo que vá algum do que o diabo terá amassado.  E  começa numa azáfama de mexer, virar e revirar, de cima para baixo, de um lado para o outro, de baixo para cima, uma canseira, sobretudo para  as velocidades  e os hábitos alentejanos !

E, com o sabor de coentros que a esposa levou do banho para o cozinhado, com a esfrega que ele, com gosto, devo dizer, diz que deu ao cozinhado,  diz-me ele ainda que devo experimentar enquanto  o garfo e os talheres se me não entortam de vez, dá cá uma açorda, ou umas migas de tomate que nem queiram saber.

Bom, destes sabores alentejanas nunca provei, erro meu, claro. E sei que me hei-de arrepender, um dia mais tarde.

Mas ainda lhe vou perguntar. Lembro-me de um sabor que experimentei, penso que seria a alfarroba. Quererá isso dizer que o prato seria não alentejano mas algarvio? 

Alfarroba, alfarroba... ou seria só por ter estado perto da comida dos cavalos e dos porcos gorditos na serra algarvia?

Vá lá eu agora saber.

Conclusão importante e o essencial do que aprendi quanto a comidas ou ainda não comidas alentejanas: o essencial e a primeiríssima coisa a fazer antes de meter as mãos à massa, é pedir à esposa, Mulher, companheira ou o que quer que seja, digamos à fêmea, que tome primeiro um bom banho com um ramo de coentros. Depois, é como sempre, já todos nós viemos ao mundo ensinados e nem os bichinhos precisam que lhes digam como se faz.

Carlos Pereira Martins

(As artes de bem cozinhar)




Sem comentários:

Enviar um comentário