domingo, 16 de janeiro de 2022

BERMUDAS !

 Por esse rio acima.... por esse Mundo além ...!

Bermuda.
Era de chorar a rir. Devia ser eu a única pessoa de fatinho na Bermuda com um calor tórrido. Tinha que ser para as reuniões formais nos dois Bancos com quem reuni. Mas o giro é que se deixava cair a caneta ou um papel, baixava-me e por baixo da mesa as pernas das pessoas não tinham calças, estavam de bermudas, calções. Só vestiam um casaco pendurado num cabide nos gabinetes para essas ocasiões de receber estranjeiros e dar uma panorâmica civilizada e "executiva" ao que ficava do tampo da mesa para cima !
A Bermuda tem uma considerável comunidade portuguesa, açoreanos mas também continentais. Na quase totalidade, ocupam.se da jardinagem, são jardineiros. Os locais não fazem esses serviços e os portugueses são muito conceituados. Mas, para a Bermuda, um homem que arrang lá emprego, imigra mas é-lhe proibido levar a esposa, por um ou cinquenta anos, não podem juntar-se-lhes. O que me fez ouvir um rol de lamentações, de protestos e afins. É assim, é a lei da emigração na Bermuda. E, se se estiver em determinado emprego, jardineiro do senhor A ou B e aparecer uma pessoa local, nascida na Bermuda, que diga simplesmente "eu quero esse lugar", tem prioridade imediata com repatriamento do imigrante. Mesmo o padre da Igreja local, um francês com quem reuni junto com a comunidade portuguesa. Respondeu a um anuncio e ganhou o lugar. Mas, se um padre nascido na Bermuda disser eu quero ir para lá e quero o lugar...o francês tem que levantar ferro! Usos diversos por esse mundo fora !





Sem comentários:

Enviar um comentário