Quem comanda o CDS?
Um bispo tachista , daqueles que ficam esturricados no tacho, dão mau sabor à comida e só saem quando se deita todo o cozinhado fora, um ambicioso demasiado imberbe que da vida nada sabe ou um COMUNISTA ?
Desviei o meu olhar do horizonte longínquo, quase sem limites nem mira apontada e baixei os olhos para o rádio do carro.
Há algum tempo que me me deu a sensação de estarem a reproduzir embora num tom mais juvenil ou infantil, a voz de Alvaro Cunhal, omitindo as sempre "questões centrais", "o essencial", "o bem do nosso povo" e a "política de direita" ! Tudo coisas fundamentais, diga-se de passagem, mas sempre repetidas como assinatura dos discursos do nosso já muito saudoso político.
Não, nada tinha a ver. Era o Francisco Rodrigues dos Santos no auge dos seus ainda frecos 30 e muito poucos anos, a clamar, ... contra quem? Claro, contra a esquerdae contra o governo !
Francisco, o tempo, por vezes, é traiçoeiro e prega-nos partidas. O jovem agora lider ainda não era nascido mas as expressões que estava a utilizar, a clamar por intervenção do Estado, do Governo, que seria preciso o Estado entrar com capitais nas empresas, eram aquelas contra as quais, o CDS, então um partido respeitável e com grandes figuras, como Adelino Amaro da Costa, Ribeiro e Castro, Freitas do Amaral, com ressalva para as diferentes opiniões ideológicas que com eles eu tinha, dizia eu, o CDS era um partido profunda e radicalmente contra tudo o que pudesse dar um laivo, um cheiro leve, uma sugestão de COMUNISMO. Arrenego, Satanás !
E eram as soluções de forte intervenção do Estado na economia que o Francisco preconizava agora, pedia ou quase tinha a veleidade de impor.
Pois é, não há sol que sempre dure... sempre se tenta desviá-lo da eira para o nabal ou vice-versa, não é?
Na esperança, ou na ignorância que os outros andam por cá com os olhares e os ouvidos no horizonte sem fim, não dão por nada.
Mas não será assim que o CDS, partido de direita que chegou ao que chegou, se poderá recompor.
Vejo figuras que andavam na boca dos telejornais, a fazer de parede humana por trás da líder ou do líder, recentemente, completamente fora do baralho, dosacontecimentos. Fugiram, desertaram ou hibernaram à espera de um buraco milagroso que Fátima possa abrir para se guindarem de novo ao papel de salvadores? Estou a lembra-me concretamente de João Almeida e outros que se colocaram na posição mais cómoda de não se mostrar. Assim, não me comprometo, como dizia o saudoso Nicolau Breyner !
Ou esperarão pela hora em que o tal táxi os levará todos , nem é preciso ser apertadinhos, a algum lugar, ... algures ou anhures !
Comunistas a liderar o CDS ! Já não me chegava a queda do muro de Berlim, os ataques às Torres Gémeas, as Guerras do Iraque e similares, o Covid ... que mais estarei reservado para presenciar e poder comentar?
Haja Deus, como diz o brasileiro e fica bem num "post" sobre as ridicularias do CDS !
CPM
Sem comentários:
Enviar um comentário